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VÍDEOS DE ANIMAÇÃO E SEU PROCESSO DE PRODUÇÃO

O vídeo de animação para o marketing digital vem crescendo e tem suas vantagens: é acessível, facilita a comunicação entre cliente e consumidor por ter um estilo mais didático, você pode ter um roteiro super criativo (que poderia ser um impeditivo se fosse feito com captação de imagens) e empresas de qualquer segmento do mercado podem fazer um vídeo de animação, já que existem diversos estilos e técnicas de produção.


Trabalhar e produzir vídeos desse estilo é uma boa estratégia, pois alia um custo-benefício com bons resultados, pois de um modo geral os vídeos estão crescendo e ficando cada vez mais importantes no âmbito digital. Segundo uma pesquisa da Cisco, a partir de 2022, mais de 80% do tráfego na internet será através dos vídeos. E não podemos esquecer que os vídeos animados fazem parte disso.



Neste artigo você irá entender como funcionam os vídeos animados e o seu processo de produção! Siga aqui conosco.



ETAPAS DO PROCESSO DO VÍDEO DE ANIMAÇÃO


Briefing: É aqui onde tudo começa. O briefing auxilia a produtora a entender o escopo geral do projeto e ajuda a direcionar a equipe conforme os objetivos do cliente, sempre conversando e respeitando a decisão final do mesmo, afinal, é ele quem mais sabe daquilo que pretende comunicar, não é? É nosso trabalho entender a cultura e essência de cada cliente para entregar o resultado esperado. O briefing serve para que todas as informações sobre o vídeo possam ser registradas, como referências visuais, formato, tom de voz, público-alvo, entre outros detalhes. Assim, há menos trabalho para ser refeito depois e com mais chance da estratégia em vídeo marketing ser assertiva.


Roteiro: Agora com o briefing completo em mãos, é hora de começar a criação do roteiro. O mesmo pode ser criado pelo cliente ou pela produtora. É neste momento que a história que precisa ser contada e comunicada, começa a ficar mais clara para a equipe e o cliente. É assim que nasce a estrutura do projeto, o conceito, descrição do que ocorrerá em cada cena e o estilo de animação. Agora seguimos para a próxima etapa de produção.


Definição da imagem visual: Essa etapa às vezes pode ser mais difícil para o cliente passar o que tem em mente. Qual será a referência visual do vídeo? O cliente ter o key visual ou o guia da marca é muito importante, pois assim a equipe de animação que irá trabalhar na produção saberá quais cores, fontes, textos, ícones e outros elementos, usar. A produtora também pode criar um styleframe, que basicamente é uma proposta de linha de identidade visual a ser seguida no vídeo. O styleframe levará em consideração todas as informações do briefing e roteiro, mas também poderá ser ajustado de acordo com as preferências do cliente.


Storyboard: Graças ao styleframe, chegamos na etapa seguinte do vídeo de animação: o storyboard. Essa é a fase que se ilustra de uma forma estética o que foi definido no roteiro para que o cliente aprove. Essa etapa é apenas uma versão editada, como se fosse uma “fotografia” do vídeo de animação que irá ajudar na finalização do projeto.


Locução, trilha e efeitos sonoros: Como o vídeo de animação não conta com pessoas reais, apesar de ter personagens, precisa de narração e trilha sonora. Essa etapa já é definida no roteiro e escopo do projeto para que seja planejado e executado. A locução é feita por profissionais em estúdio de som e com o equipamento correto, não pode ser gravada no celular, por exemplo. A trilha segue essa mesma lógica, exige cuidado, pois não se pode usar qualquer música disponível na internet ou no youtube. Existe a possibilidade de pesquisar trilhas em bancos específicos para aquisição ou a composição de uma trilha única para o projeto. Por último há os efeitos sonoros, que auxiliam na experiência do espectador ao assistir o vídeo finalizado. Por exemplo, se precisa estar chovendo no vídeo ou colocar um ruído específico, como isso ficará claro nos sons? Por isso, também é uma etapa importante da produção.


Animação final: A edição do vídeo é a etapa final que une todos os elementos e fases anteriores, desde os textos até os efeitos sonoros. Tudo isso foi possível apenas com o storyboard finalizado, locução e trilha prontas, roteiro definido e briefing bem preenchido. A animação é feita pela nossa equipe qualificada, é produzido o encaixe do áudio na locução (caso o vídeo tenha um personagem que fala com o espectador), trilha, todos os movimentos dos personagens e elementos gráficos. É esta união de esforços que faz um vídeo de animação sair exatamente como se planejou.



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