top of page

BLUE

BUCKET

A IMPORTÂNCIA DOS VÍDEOS NO FUNIL DE VENDAS

Não é difícil imaginar a importância que os vídeos de produtos têm no funil da jornada de compra dos consumidores, seja no aumento de tráfego para a sua loja virtual, rede social ou mesmo na conversão na página de produto.


O exercício é simples! Quantas vezes você assistiu a um vídeo do produto que desejava comprar? Provavelmente não se lembra, mas hoje em dia pode ter sido quase todas as vezes. Colocando você na estatística, ele te influenciou com certeza. Afinal, 85% das pessoas que assistem a um vídeo de produto declaram ser mais propensas a comprá-lo.



O vídeo é a melhor forma de um consumidor visualizar seu produto antes da compra e ele atua diretamente no entusiasmo das pessoas.


Isso não é novidade, no mercado de brinquedos, por exemplo, descobriu-se há muitos anos atrás que todo brinquedo novo precisava de uma história por traz que motivasse o interesse das crianças em brincar. Só assim elas pediam para os pais comprarem. Elas queriam ser os personagens, elas queriam viver as experiências que viam nos comerciais e desenhos animados.


Os adultos não estão nada distantes disso, nós precisamos realizar o produto em nossa cabeça, nos imaginar usando, vestindo, manipulando… Só o vídeo pode realizar essa função e atuar no momento certo para convencer o consumidor a adquiri-lo.



A DESCOBERTA DO PRODUTO

Em algum momento na cabeça do consumidor há uma centelha, uma luz que se acende para que ele tenha interesse em comprar algo. Seja a necessidade de repor um produto como uma bolsa, uma TV… Ou mesmo uma data especial, como um aniversário e etc… Nesse momento ele vai descobrir o seu produto na Internet de forma natural fazendo uma busca no Google ou Youtube por exemplo.


Ele não tem nada fechado ainda, mas procura opções. É aqui que o vídeo do seu produto aparece organicamente na sua jornada, afinal, como o seu consumidor não possui uma meta definida ainda, procurar pelo produto é quase um entretenimento, uma diversão sem compromisso que vai se tornar séria logo, assim que o vídeo fisgar sua atenção.


Ora! Você já assistiu a um vídeo do Facebook com um produto bem legal, que a princípio não precisa comprar e até desconhecia que existia, mas depois de assistir foi logo para a página de produto, saber quanto custava e se informar mais.


  • Que tipo de vídeo eu preciso produzir para fisgar meu público alvo?

Todo tipo de vídeo é relevante e todo tipo de vídeo traz relevância para o seu e-commerce e rede social. Você pode criar vídeos explicativos de produtos por exemplo, mostrando quais os diferenciais, montagem, como seu usa, tirar dúvidas sobre o produto e etc… O importante é que o assunto do seu vídeo esteja diretamente relacionado ao tipo de pesquisa que seus clientes fazem durante o início da sua jornada de compra.



CONSIDERAÇÕES E COMPARAÇÕES

Bom, nosso cliente já se decidiu! Ele precisa comprar uma nova TV! Recentemente o sinal analógico foi desligado no Brasil e ele deseja uma nova TV com conversor Digital. Ele não sabia que precisava, mas descobriu durante a sua pesquisa na etapa anterior.


Essa inclusive, é a grande estratégia da Magazine Luiza. Em seu canal do Youtube, ela possui mais de 15 mil vídeos de produtos fornecendo informações importantes para consumidores que estão exatamente nessa fase da jornada de compra, considerar se o produto é o indicado para ele e comparar a qualificação das empresas que os vendem.


Sim, o cliente não está avaliando apenas o seu produto, mas se a sua loja está capacitada para vendê-lo. Quando um cliente assiste a um vídeo informativo sobre o produto ele é retido pelo varejista, afinal é uma troca justa. “Eu compro na Magazine Luiza porque ela tira as dúvidas sobre os produtos que vende, porque ela me dá suporte para entender o que estou comprando”!


  • E o preço do produto, o cliente não compara também?

Claro que sim! E é dessa guerra de preço que você deseja fugir não é mesmo? Produzir vídeos sobre os seus produtos trazem autoridade e relacionamento convertendo-se em retenção e fidelidade dos seus clientes para a sua loja.



DECISÃO DE COMPRA

Conseguimos! Trouxemos nosso cliente pela mão até aqui! Com as etapas anteriores bem resolvidas e executadas o seu cliente agora se sente confortável e confiante de comprar de você. Sinceramente, é bem provável que outros varejistas vendam o mesmo produto que você e até pelo mesmo preço. Nesse caso, você só tinha duas opções, baixar seu preço ainda mais ou obter maior destaque e relevância para a sua loja e produto. Esse é o fator que vai definir a decisão do consumidor e manter a sua preciosa margem de lucro.


Vale lembrar que um vídeo de produto na página de compra é praticamente um resumo audiovisual de todas as informações do seu SKU. Um vídeo de 1 minuto por exemplo pode traduzir para o cliente as informações mais importantes sobre o seu produto de forma clara e prazerosa. Entregando seu cliente para o botão de compra mais rápido do que qualquer leitura de tabelas, descrições de produto em texto e etc.



CONCLUSÃO

Não há segredos sobre a atuação do vídeo no funil de vendas, basta uma rápida reflexão e visita às nossas memórias de como nós procedemos com nossas próprias compras. Como seria bom seu você e o seu cliente se deparassem com um ótimo vídeo de produto sempre que acessassem páginas de produtos e procurasse por eles na Internet.


Pois bem, é só começar! Seu cliente vai adorar e ficar muito grato por isso!



A Blue Bucket Films & Content é uma produtora de vídeo especializada em vídeos de produtos para o e-commerce. Entre em contato com a gente sem compromisso! Podemos lhe ajudar a montar a sua estratégia de vídeo de alta conversão, aumentar a visibilidade e vender mais!






bottom of page