top of page

BLUE

BUCKET

VÍDEO INSTITUCIONAL: OS FORMATOS QUE MAIS GERAM RESULTADO

Este artigo irá mostrar como você pode garantir maiores resultados com vídeos institucionais, entendendo qual é o estilo ideal de vídeo para a sua estratégia de marketing e como você pode otimizar os seus resultados.



Vídeo Institucional Tradicional:

Até pouco tempo, todos os vídeos institucionais tinham um único e mesmo estilo - você até já deve ter visto diversos vídeos neste formato. Resumidamente, esse modelo aborda a história, diferenciais, principais características, serviços e os valores da empresa. Apresenta um storytelling linear, mostrando as informações da empresa em uma ordem direta e de uma maneira bem completa, como se fosse um cartão de visitas.


Esse modelo de vídeo institucional pode ser usado em reuniões de negócios, em apresentações internas ou externas, nos meios digitais como website e redes sociais, entre outros. Em muitos casos é o primeiro vídeo que sua empresa irá precisar, além de agregar valor ao conceito da sua marca, também pode ser um dos caminhos mais rápidos para fazer seu público lhe ver com outros olhos. Não é por acaso que é um material frequentemente feito para comemorar anos de história, inauguração de nova sede, crescimento da empresa, e tantas outras conquistas.


Vídeo Institucional Explicativo:

Ao redor do mundo, produtoras de vídeo passaram a desenvolver novos formatos aos vídeos institucionais e procurando resultados mais diretos, surgiu um modelo de vídeo institucional explicativo, que não fala somente da sua empresa, mas também da solução que você oferece.


É uma evolução natural do formato do vídeo institucional tradicional, pois conta sempre com um início mais engajante e envolvente, chamando a atenção do seu público para um problema ou uma dúvida, para em seguida apresentar a solução oferecida. Depois disso, também é apresentada a empresa – passando uma informação bem completa de caráter institucional, ainda que dentro de uma lógica e estilo mais voltados para vendas. Como esse estilo quase sempre funciona como material de vendas, o seu vídeo deve ser curto, com um a dois minutos de duração. Em geral também conta com Motion Graphics.


Como dito, o objetivo deste formato é ter um maior engajamento e mais pessoas assistindo até o final, pois as informações são distribuídas dentro de uma concatenação que gera interesse: problema -> solução -> empresa -> chamada para ação. Este é um formato capaz de gerar muito mais conversões para uma campanha.


Vídeo Institucional Conceitual:

Este estilo de vídeo normalmente recorre e foca no storytelling, em imagens de impacto ou em uma mensagem emotiva, transmitindo o conceito através de uma história. Ao final do vídeo, a assinatura da sua logomarca apropria aquela mensagem para sua empresa.


O formato de vídeo institucional conceitual gera outro tipo de resultado para o seu público, seja ele externo ou interno. Esse modelo de vídeo não trata apenas da sua empresa de maneira objetiva, mas tem um foco na mensagem. É muito usado em apresentações, eventos e website, principalmente se sua empresa atende consumidores, terceiro setor e órgãos públicos.



Vídeo Institucional Educativo:

Um caminho muito usado para explicar os conceitos de sua empresa e passar informações pertinentes, é utilizar formatos com os quais um público amplo já possa estar habituado, tais formatos como telejornais, estilo documentário ou com entrevistas, são utilizados nesse modelo de vídeo institucional educativo.


São vídeos que se apropriam de um molde já consagrado na televisão para transmitir uma mensagem. O mais comum é aquele com o apresentador falando para a câmera ou para um entrevistador fora de quadro. Por usar formatos com os quais as pessoas já estão habituadas, estes vídeos transmitem a credibilidade que os meios de comunicação de massa gozam junto à audiência. É muito utilizado por empresas que lidam com consumidores ou para produção de vídeos educativos.


Vídeo Institucional de Treinamento:

Por ser um vídeo exclusivo para a área interna da sua empresa, muitas vezes esses vídeos de treinamento possuem um estilo mais simples e iconográficos na animação e gravações com equipe e equipamentos mais resumidos. Uma opção muito comum é o uso de um apresentador para facilitar a cobertura do texto sem precisar de muitas diárias de gravações ou trabalhosas animações gráficas, o que ajuda a manter o projeto dentro de um orçamento mais baixo. Podem ser mais longos e entrar em detalhes que não seriam abordados em vídeos institucionais voltados para o seu público externo.


Os vídeos internos são uma forma muito efetiva de explicar conceitos mais complexos, podendo ser usados diversos recursos multimídia para vender o seu produto, serviço ou ideias para as pessoas que trabalham na sua empresa. Além disso, em geral pode ser muito vantajoso criar diversos vídeos desse formato e tê-los em arquivo, pois posteriormente podem ser reproduzidos para uma plateia infinita e por quanto tempo for necessário, diluindo o seu investimento com o tempo. Este ponto é particularmente interessante se você tiver escritórios em mais de uma localidade ou espaços que possuam um alto nível de rotatividade.



Agora que você já conhece os modelos de vídeos institucionais e as melhores práticas, conte conosco para lhe entregar os resultados esperados!







bottom of page